crônicas - Eles entre nós.

Eles entre nós.

Reinaldo Cabral


Ao fim da tarde de um certo dia subo até o ponto mais alto da cidade para fotografar o local onde estava sendo construída uma gigantesca imagem de Nossa Senhora Aparecida.  De forma panorâmica, vejo do alto ruas e casas.  Numa questão de segundos, giro em 360 graus e fotografo tudo. Tudo...
Surgem então as lembranças.  Enxergo uma velha árvore, que a tudo presenciava em silêncio, já cansada pelo tempo, porém ladeada de pequenos brotos.  Em frente das casas, reparo na alegria das ingênuas crianças com seus presentes e brinquedos natalinos.  Ecos repercutidos pelos morros de Aparecida me trazem vozes agudas, as quais dizem:  “Olha o que eu ganhei!!”  E outras são ouvidas cantando: “Gira, gira, gira: girouuu... “
Eles respondem:
 - Cuidado, crianças.
Então, em pensamento desço até a rua e decido entrar na casa antiga.
 Abro o portão de madeira e à esquerda revejo o estreito corredor de cacos de pisos coloridos, tendo ao final a cozinha com seus azulejos azuis. Olho para a cristaleira em verniz marrom: meus olhos se fixam no brilho das louças brancas com filetes azuis-marinhos, na transparência das taças...
Esperavam o Feliz Mês de Dezembro.

Do outro lado da janela verde, na linha do horizonte construções confusas escondem a bela Basílica Velha.  No quintal, o fogão avermelhado, a lenha alimentando o fogo amarelo.  O jantar.  No céu noturno, os olhos a contemplar e contar estrelas, tentando em vão achar a nave do Dr. Smith, como nós, Perdidos no Espaço.  Na sala, a Árvore de Natal de onde as luzes reluzem sobre o retrato em preto e banco.  O rádio-vitrola de madeira: a melódica canção em mono, o disco rodando em 78, as espirais girando, girando e girando e...  CATAPLUM!!!
   O reboar muito forte de um trovão me traz de volta.  Com os olhos abertas para a realidade, percebo que aquela casa antiga continua presente apenas em minhas lembranças.
 
A chuva ameaça a cair.
   Já é hora de ir para casa, mas qual? Uma  tão longe e outra tão perto.
*   “Hoje entendo as chuvas de dezembro, e os olhares marejados na noite de natal Mas que isso fique somente entre nós.”
* CHEGA A ESPERADA E MÁGICA NOITE DE NATAL.  A nova casa está iluminada e cheia de familiares e amigos!
No meu canto, penso em segredo.  Sinto que eles” estão presentes entre nós.  Secretamente, capto a resposta: “Não poderíamos deixar de estar!”
Então respondo: - FELIZ NATAL! 

Arte em muros na entrada de Aparecida.

A Academia Happy Day de Aparecida, com a consciência do melhor paisagismo em muros do seu prédio, convidou artistas da região para criarem...

Lançamento do Livro "Pelos Caminhos da Estrada Real"