Piquete. Os boizinhos do Carnaval

Os boizinhos do Carnaval de Piquete

Reinaldo Cabral
 
Para aqueles que gostam de um Carnaval mais tranquilo, com atrativos originais da cidade, Piquete, ao pé da Serra da Mantiqueira, é uma das opções da região do vale. Organizados pela Secretaria de Turismo, os eventos gratuitos acontecem na tradicional Praça Duque de Caxias, aquela que tem o “Clube Elefante Branco, hoje alaranjado”, onde também são instalados palcos para shows de diversos estilos, além de manter espaços para os desfiles de Blocos, os quais lembram pequenas escolas de sambas, tamanho o envolvimento da comunidade sambista, dos quais vários integrantes participam dos “Jongos piquetenses”, conhecidos nacionalmente, e com a criação de pequenos carros alegóricos com seus personagens. Tudo Isso visto por milhares de pessoas, em anos anteriores.

A atração cultural que já ultrapassou várias gerações, fica por conta dos “Boizinhos do Carnaval de Piquete”, original da cidade, em que a criançada se cobre com tecidos, colocam pequenos chifres e transformam-se em “Boizinhos” correndo pelas ruas, alegrando-se e também aos presentes. Tem até concurso para escolha do “Melhor Boizinho” Piquete conhecida como “Cidade Paisagem” com elementos turísticos ligados à natureza, à História Bélica - Prédios Históricos - memorial. Além do Carnaval, Piquete destaca-se em outros eventos, como a Festa do Tropeiro e do Peão, Jongos, Festivais, quando a cidade bate, a cada ano, novos recordes de visitantes.

A cidade, atualmente sob a gestão do prefeito Otacílio Rodrigues, que objetiva elevar a cidade em estância turística, deu um grande salto na infra-estrutura para o acolhimento turístico, com revitalizações de praças, ampliação de recintos de eventos, abastecimento, portais, segurança e outras. A “Cidade Paisagem” também conta com pousadas que oferecem pacotes de hospedagem para temporadas durante seus eventos. Enfim, é uma cidade preparada para ser estância turística, restando, para tanto, o apoio de deputados e do Governo do Estado.


Arte em muros na entrada de Aparecida.

A Academia Happy Day de Aparecida, com a consciência do melhor paisagismo em muros do seu prédio, convidou artistas da região para criarem...

Lançamento do Livro "Pelos Caminhos da Estrada Real"