Secretário de Estado do Meio Ambiente, para discutir e saber do posicionamento do Governo do Estado, em relação à implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.
O projeto, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem sendo alvo de críticas pela comunidade regional, pela forma impositiva como o assunto vem sendo tratado.
No ultimo dia 8 de março, reunidos com prefeitos dos municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Piquete, Guaratinguetá e Queluz, além de representantes de Pindamonhangaba e outros municípios, os deputados decidiram solicitar ao Governo Federal, que paralise o processo de implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.
O parque, que deve ocupar uma área de 87 mil hectares, sendo 65% no Estado de São Paulo, vai abranger 20% do município de Guaratinguetá e 40% do território de Piquete. Em outra reunião realizada na semana passada, em Guaratinguetá, um novo cronograma de trabalho foi definido, com a presença dos deputados e a participação do ICMBio Chico Mendes, prefeituras e outras entidades.
“Queremos saber o que pensa o governo do Estado e de que forma a secretaria do Meio Ambiente vai defender os interesses dos municípios e de toda a população que vive nos limites do futuro Parque”, disse o deputado Padre Afonso, presidente da Frente Parlamentar.
Colaborou com a informação - Assessoria de comunicação do deputado Pe. Afonso Lobato.
Outra importante reunião foi realizada no dia 12/03, em Guaratinguetá, quando representantes e prefeitos dos municípios diretamente envolvidos na área da Serra da Mantiqueira, onde o governo federal pretende criar o “Parque”.
Ficou acertado na reunião que novos dados serão levantados e em 90 dias, no máximo, novas audiências públicas serão realizadas.
Uma carta foi elaborada para ser entregue a diversos órgãos governamentais, pedindo que o processo seja revisto.
Veja abaixo reportagens da Tv Band Vale.
O vídeo abaixo foi produzido com o apoio de trabalhadores e proprietários de terra da Serra da Mantiqueira que são à favor da preservação do meio ambiente, mas são contrários à proposta de criação de um parque nacional, que segundo os moradores do local, vai eliminar a presença do homem na área delimitada.
Video relacionado parte 2