terça-feira, 23 de março de 2010

Parque Nacional Altos da Mantiqueira. Deputados querem saber posicionamento do governo do estado

Os deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, se reúne nessa terça-feira, 23, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano,
Secretário de Estado do Meio Ambiente, para discutir e saber do posicionamento do Governo do Estado, em relação à implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.
O projeto, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem sendo alvo de críticas pela comunidade regional, pela forma impositiva como o assunto vem sendo tratado.
No ultimo dia 8 de março, reunidos com prefeitos dos municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Piquete, Guaratinguetá e Queluz, além de representantes de Pindamonhangaba e outros municípios, os deputados decidiram solicitar ao Governo Federal, que paralise o processo de implantação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira.
O parque, que deve ocupar uma área de 87 mil hectares, sendo 65% no Estado de São Paulo, vai abranger 20% do município de Guaratinguetá e 40% do território de Piquete. Em outra reunião realizada na semana passada, em Guaratinguetá, um novo cronograma de trabalho foi definido, com a presença dos deputados e a participação do ICMBio Chico Mendes, prefeituras e outras entidades.
“Queremos saber o que pensa o governo do Estado e de que forma a secretaria do Meio Ambiente vai defender os interesses dos municípios e de toda a população que vive nos limites do futuro Parque”, disse o deputado Padre Afonso, presidente da Frente Parlamentar.
Colaborou com a informação - Assessoria de comunicação do deputado Pe. Afonso Lobato.

Outra importante reunião foi realizada no dia 12/03, em Guaratinguetá, quando representantes e prefeitos dos municípios diretamente envolvidos na área da Serra da Mantiqueira, onde o governo federal pretende criar o “Parque”.
Ficou acertado na reunião que novos dados serão levantados e em 90 dias, no máximo, novas audiências públicas serão realizadas.
Uma carta foi elaborada para ser entregue a diversos órgãos governamentais, pedindo que o processo seja revisto.
Veja abaixo reportagens da Tv Band Vale.




 

Video relacionado parte 1

O vídeo abaixo foi produzido com o apoio de trabalhadores e proprietários de terra da Serra da Mantiqueira que são à favor da preservação do meio ambiente, mas são contrários à proposta de criação de um parque nacional, que segundo os moradores do local, vai eliminar a presença do homem na área delimitada.



Video relacionado parte 2

sábado, 13 de março de 2010

Edição 56 - Veja as demais páginas (clik aqui)

Criação do Parque Nacional da Mantiqueira.


(Imagens: TV BAND )

Reunião realizada em Guaratinguetá, com instituto Chico Mendes, define mudanças nos rumos do projeto
Representantes e prefeitos dos municípios diretamente envolvidos na área da Serra da Mantiqueira, onde o governo federal pretende criar o “Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira”, participaram nessa sexta-feira 12/03 na Faculdade de Engenharia da Unesp, em Guaratinguetá.
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), também participou e considera que a disposição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em rever o cronograma e reiniciar as discussões com a participação da comunidade é um avanço importante.
“Chegou ao que a gente pretendia. Conseguimos reverter uma situação que era muito grave, pois queriam impor as condições para implantar o parque”, disse Padre Afonso.
De acordo com o que ficou acertado na reunião, novos dados serão levantados e em 90 dias, no máximo, novas audiências públicas serão realizadas. “Tudo vai depender do andamento dos estudos”, disse Padre Afonso.
Na última segunda-feira, Padre Afonso e deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, se reuniram em Campos do Jordão, com prefeitos, representantes de órgãos públicos e Ongs, para uma primeira conversa.
Dispostos a apoiar os municípios, os deputados se comprometeram a ajudar na pressão contra a decisão do Governo Federal. Uma carta foi elaborada para ser entregue a diversos órgãos governamentais, pedindo que o processo fosse revisto.
“O impacto socioeconômico de uma medida dessas é muito grande”, disse Padre Afonso Lobato, presidente da Frente, que coordenou o encontro.
Colaborou com as informações assessoria de imprensa do deputado

Arte em muros na entrada de Aparecida.

A Academia Happy Day de Aparecida, com a consciência do melhor paisagismo em muros do seu prédio, convidou artistas da região para criarem...

Lançamento do Livro "Pelos Caminhos da Estrada Real"