terça-feira, 24 de agosto de 2010

Por entre Vales e Eventos

Por entre Vales e Eventos
Reinaldo Cabral


Por entre vales e eventos, de repente, somos pegos de surpresa, por algumas iniciativas dignas de bons comentários.

O jovem empresário da área gastronômica, Vagner, teve uma exemplar iniciativa de organizar o “Primeiro Festival do Chocolate” - na sua “Chocovales”, localizada na entrada da receptiva de Piquete, conhecida como cidade Paisagem. O município que a cada dia se estrutura em busca do título de estância turística.

De visão, o jovem empresário uniu o que a cidade ao pé da serra tem por natureza, um clima agradável com a gastronomia, no seu caso, a fábrica de chocolate, a qual produz dezenas de combinações, sabores e recheios nos seus saborosos produtos, entre bombons e afins.

Em dois finais de semana de agosto, quando o frio ainda pairava sobre a região, a “Chocovales” ofereceu para os apreciadores de chocolate a oportunidade de saborear alem de chocolates quentes, ou em barras, e outras delícias, entre doces caseiros, compotas fabricados na região e sul de minas.

Uma feira de artesanato como segundo atrativo dentro das suas acomodações, foi apreciada e as artes adquiridas pelos participantes do evento. Atividades como esta, não vem por acaso, o jovem procurou-se capacitar, por meio, de projetos de instituições, a exemplo do SEBRAE e outros oferecidos pelo Circuito Mantiqueira de Turismo, o qual abrange sete cidades serranas da região.

O bom gosto. A música instrumental ao vivo, com sax, flauta, trompete e gaita como o músico Piquetense, Quico Ribeiro, o qual tocou um mix entre as melhores composições nacionais, que foi de “Villas a Tom” e internacionais, foi à trilha sonora do evento, e fez que alguns clientes transportassem com suas imaginações e lembranças, para outros grandes eventos por esse Brasil e, também, mundo a fora.

Por fim, o empresário Vagner e a Chocovale instalado no prédio Colonial, hoje restaurado, onde é a sua sede, mostrou mais uma vez que é possível a composição de iniciativas privadas e apoio modesto das secretarias de Cultura e de Turismo a manter culturas, gastronomia, histórias e outros arranjos produtivos a fim de destacar cada vez mais o Vale do Paraíba e a cidade de Piquete entre as melhores opções para o turismo em suas diversas formas.

Bom amigo leitor, já é hora de terminar, nesse fim de tarde de inverno de 2010, esse rápido comentário para o Blog do Jornal Comunicação Regional, redigido aqui da Chocovales, pois tem aqui ao meu lado um delicioso e cremoso chocolate quente que não pode esfriar, é preciso aquecer a noite fria pode ser longa.

Ah, daqui vejo o Azulado Marins lá em cima...Com suas trilhas e mistérios à nossa espera. Enquanto isso o Dragão continua adormecido ao pé da Muralha.

Video - Música instrumental, com sax, flauta, trompete e gaita como o músico Piquetense, Quico Ribeiro



Video: Mafalda Minnozzi na Primeira Festa Italiana de Piquete Maio de 2010

Arte em muros na entrada de Aparecida.

A Academia Happy Day de Aparecida, com a consciência do melhor paisagismo em muros do seu prédio, convidou artistas da região para criarem...

Lançamento do Livro "Pelos Caminhos da Estrada Real"