Na última quinta-feira, dia 28 de julho, aconteceu a 5ª Reunião Ordinária do CODIVAP, no município de Canas. Compuseram a mesa diretora o Presidente do CODIVAP e Prefeito de Ubatuba, Eduardo Souza César, o Prefeito de Canas, Rinaldo Benedito Thimoteo Zanin, os Deputados Federais, Salvador Zimbaldi e Junji Abe, o Assessor do Secretário de Negócios Metropolitanos do Estado de São Paulo, Luis Carvalho, o vice-presidente do CODIVAP e prefeito de Aparecida, Antônio Marcio de Siqueira, o Presidente da Câmara, Marco Maia e o Vice-Prefeito, Redmilson Artur Quintas, dentre outras autoridades.
O Diretor técnico de saúde da Sucen Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Daltin P. Fonseca Junior, abordou o tema sobre a situação epidêmica da dengue e seu vetor no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Alertando aos presentes as condições preocupantes que tem acontecido na região, sendo a 2ª com maior número de casos comprovados de dengue no estado. Afirmando que entre os 39 municípios que formam o Vale do Paraíba, 21 deles estão infectados e já tiveram casos da doença em 2011. Destacou também a importância da conscientização e apoio das prefeituras no combate e prevenção da proliferação dos mosquitos.
Outro tema abordado foi a Instalação da termoelétrica na cidade de Canas, por Olivier Marques, Vice Presidente da AES Brasil, que explanou sobre a nova indústria instalada na região, e os benefícios que ela trará para a cidade sede e toda a região com a geração de novos empregos, além dos benefícios para o estado, devido à produção de energia no país. Mostrando as qualidades que o Vale proporciona para as indústrias, devido as riquezas naturais encontradas. O empresário esclareceu ainda algumas dúvidas dos prefeitos com relação a possíveis problemas ambientais causados pela nova indústria, afirmando que não haverá qualquer dano à natureza e a população.
Outro tema discutido foi a Regionalização do Vale do Paraíba, representando o Secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano o assessor Luís Carvalho expressou o apoio total do Secretário ao projeto, e afirmou que o Secretário virá a uma reunião para discutir todos os pontos ligados ao projeto, expuseram também os deputados federais Salvador Zimbaldi e Junji Abe seu apoio para a implantação do projeto na região.
A próxima reunião do CODIVAP já está confirmada e será no dia 26 de agosto na cidade de Ubatuba.
Linha turística de transporte começa seus roteiros no interior de São Paulo
"Tudo com o mesmo ingresso, que deverá custar cerca de R$ 10"
No estilo elegante das capitais européias, a Secretaria de Turismo do Estado vai disponibilizar dez ônibus Double Deckers para circular nas cidades que recebem o maior fluxo turístico em diferentes épocas do ano.
O projeto chama-se Roda São Paulo e começa em julho com os ônibus circulando entre as cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Piquete, Aparecida, Guaratinguetá e Lorena, em cinco roteiros diferentes envolvendo os principais pontos turísticos da região.
Até julho de 2012, os ônibus vão circular por diversos outros circuitos turísticos, redistribuindo os visitantes entre cidades vizinhas e oferecendo o uma alternativa eficiente, acessível e gostosa de passeio.
Nesse programa, o turista compra um ingresso único, que possibilita o passeio por todos os pontos turísticos do roteiro que ele escolher, subindo e descendo quantas vezes quiser. "Um visitante pode ir para Pindamonhangaba e, no mesmo dia, passear por Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Piquete.
Tudo com o mesmo ingresso, que deverá custar cerca de R$ 10. "Mas nesta fase experimental, a passagem será gratuita", ressalta Márcio França, secretário estadual de Turismo e idealizador do projeto.
Segundo ele, a possibilidade de o turista passear por diversas cidades com um baixo custo vai contribuir principalmente para o aumento do consumo nesses lugares. "Será um produto turístico que fomenta a economia e o desenvolvimento", completa.
O "Roda São Paulo" é operacionalizado pela Tur.SP, empresa governamental que integra a Secretaria de Turismo.
Confira as rotas previstas:
• Nas segundas, quartas e sextas-feiras:
Rota Amarela: Campos do Jordão – Monteiro Lobato – São Francisco Xavier
Rota Roxa: Campos do Jordão – Santo Antônio do Pinhal.
• Nas Terças, Quintas, Sábados e Domingos
Rota Verde: Campos do Jordão – Santo Antonio do Pinhal – São Bento do Sapucai
Sexta à noite. Câmara Municipal de Aparecida. No calendário, 15 de julho; no relógio, 19h30. Tinha início o lançamento do livro MINÚCIAS POÉTICAS, do cronista e jornalista Lúcio Mauro Dias, autor de nossa cidade. Da prosa conhecida por muita gente, o escritor voou para a poesia, até então pouco compartilhada com seus leitores. A obra lançada reúne mais de uma centena de pequenos poemas, alguns quase haicais, outros com a leveza e concisão dos poemínimos de Mário Quintana. Um livro belo em conteúdo e aparência.
Os convidados chegaram. Verdade que foram poucos, mas todos comprometidos com a literatura do autor. A maioria deixou a câmara levando um exemplar autografado. Depois da sessão de autógrafos, houve leitura dos textos publicados: alguns convidados se fizeram declamadores voluntários. Na tribuna, o autor agradeceu a presença dos amigos e daqueles que apoiaram o evento, entre eles o prof. Alexandre, diretor do d’O Lince (jornal patrocionador do livro), o jornalista Reinaldo Cabral (Comunicação Regional) e o microempresário Diguinho, da loja Gaviões da Fiel. A diretora de Cultura, Teresa Pasin, e o secretário de Turismo, Célio Leite, também se fizerem presentes para prestigiar o autor aparecidense em sua noite de poeta.
Conversas, literatura – a noite seguiu o seu curso e deixou na história de Aparecida mais um evento cultural, que serviu de batismo literário ao nosso amigo Lúcio Mauro Dias. Parabéns a esse nosso colaborador. Que seus textos continuem a encantar sempre mais leitores.
Para finalizar, indicamos o blog do selo 3x4 | microficções, segmento da Multifoco/RJ, editora responsável pela publicação do livro do Lúcio Mauro. Lá os interessados também encontrarão algumas amostras da obra Minúcias poéticas:
Humberto de Castro Nogueira e Marco Antonio de Sousa Dias
Como de regra até no mês dejulho, os Rotarys Clubes, empossam seus novos presidentes e nova diretoria para estar à frente do comando por um ano, onde suas atribuições são dar segmentos aos projetos já implantados, e também, criar novos.
Na noite do día 27 de junho de 2011, o Rotary Aparecida empossou, Marco Antonio de Sousa Dias, rotaryano desde 1980. E na noite de 12 de Julho, foi à vez de o Rotary Potinense empossar novamente o empresário, Humberto de Castro Nogueira, o qual já estava atuando na presidência.
Os dois eventos contaram com a participação de caravanas rotarianas de outras cidades, os quais prestigiaram a posse dos chamados “companheiros”, personalidades foram agraciadas com títulos eméritos, homenagens por ações e colaborações às iniciativas dos clubes e novos rotaryanos foram empossados.
O Rotary de Aparecida está entre os mais atuantes da região com mais de 50 anos de existência, e ampla relação de serviços prestados a comunidade, a exemplo de parceria com o poder público para a construção de prédios para instalação decreches e outras importantes contribuições humanitárias na área da saúde, educacional e ambiental.
Já o Rotary Potim, fundado em 2002, teve o apoio do chamado “Padrinho- Rotary Aparecida”, o qual contribuiu para a sua solidificação, e hoje, o clube potinense já conta também com uma ampla folha de serviços prestados a cidade, como o banco de cadeiras de rodas, cadeias de banho, execuções de ações ambientais e outras.
O destaque desse clube é que um dos caçulas da região, é o seu prédio próprio em área da mais de 1000 metros quadros, cuja parte já esta em uso, restando concluir outras, as quais poderão servir a comunidade para aplicação de outros projetos em diversas áreas.
Para fortalecer o clube com recursos a serem aplicados nos projetos, foilançado recentemente o “Carnê –Prêmios”, aos moldes do existenteno Rotary_Aparecida o “Pelayo Magraner”.
Os clubes da região vale-paraibano, litoral norte e sul fluminense, estão entre oschamado distrito 4600.
“Somos mais de 1200 rotaryanos no distrito 4600, e estamos em 39 cidades da região, com 68 clube, pois há cidades que contam com mais de 3 clubes, a exemplo de Guaratinguetá”, que tinha 2 clubes, e hoje tem um novo clube, o “Guaratinguetá Terra das Garças. Informou Dellal Alberga Alvarado, Rotaryano de Potim Auxiliar de governadoria em 21 clubes.
Paraquem quer se tornar um membro de um clube, basta ser convidado, ou entrar em contato alguém amigo rotaryano, e ter uma profissão, que após aprovação de diretoria será voluntario para construção de um mundo melhor entre os milhões distribuídos em cinco continentes.
Fotos do evento na noite de 12 de julho no Rotary Club Potim
Caravana dos Rotaryanos aparecidenses
Esq/ Durval Campos Júnior, Marco Antonio Dias,Luiz Paulo da Cunha,
Dir/Janaina Amaral de Barbosa, Rodrigo Benedictus Lourenço Barbosa, Gilmar Dinize Nelson Camargo
Da esq/dir EGD Ex-governador de Distrito Marco Piza prestigia o evento pres. Humberto N Castro, ex pres. Rotary Aparadecida Rodrigo Lourenço e ex pres. Rot. Dellal Alvarado
Gerbhar Weber (o Alemão da farmácia) recebe o titulo de Rotaryano Honorário
Os presidentes 2011/2012
Rot. Gláucio Sebra, Adolfo Seabra e esposa senhora Lavinia, Rot. Dellal Alvarado e Gerbhar Weber
Marisa, esposa do Rot Gláucio atua na casa da Amizade-Potim
Tamiris Medeiros 1ª secretária do clube recebe o "distintivo Rotario" do Rot. Walter
Jornalista Alex Cardoso, novo membro do Clube Potinense e Gláucio Seabra
Prof. Cláudio Marques, Diretor do IEP – Instituto de Aprendizagem Proativa e esposa prestigiam o evento
Reinaldo Cabral editor do Jornal Comunicação Regional recebe certificado de agradecimento pelas contribuições à área da informação
Sete EPRC
"Ex-presidente de Rotary Club"
e dois novos presidentes em memoravel foto.
Abaixo:Vídeo em homenagem ao 9º aniversário do Rotary Club(24/04/2011) -Potim - SP
Ocorreu no dia 27 de junho a posse do novo Conselho Diretor do Rotary Clube de Aparecida. Na ocasião, deixou o cargo de Presidente, Rodrigo Benedictus Lourenço Barbosa, após bem sucedida gestão à frente do clube rotário de nossa cidade. Assume agora a presidência do Rotary em Aparecida Marco Antonio de Souza Dias.
Na ocasião, presentes inúmeras autoridades, dentre as quais destacamos o Prefeito Municipal de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira acompanhado de sua esposa Rosemíria, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e o Embaixador do Brasil no território de Guiné Bissau – África, Ministro Jorge Geraldo Kadri. Presentes também diversos ex-Governadores do Distrito 4600 do Rotary Internacional ao qual o clube de Aparecida pertence, além do atual Governador, Moacyr Pereira Peixoto, acompanhado de sua esposa Ana Maria. Além disso, inúmeras caravanas de clubes de cidades vizinhas também participaram do evento, sendo a mais distante da cidade de Resende – RJ; a mais simpática, de Guaratinguetá e a mais numerosa, de Potim. Estiveram presentes ainda, representantes do Lions Clube de São Paulo e da Maçonaria de Aparecida e Guaratinguetá.
Como de costume nessas ocasiões, o Rotary prestou homenagens especiais a pessoas que tem colaborado com o trabalho realizado pelo clube em nossa cidade. Foram empossados como Sócios Honorários do Rotary para esse ano de trabalho, o Prefeito Antônio Márcio de Siqueira; o Governador do Distrito 4600 do Rotary Internacional, Moacyr Pereira Peixoto; Cecília Regina Alves Lopes, ex-Presidente da Casa da Amizade e o senhor Edson de Souza Dias.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do Rotary destacou o trabalho realizado pelo clube ao longo desses 52 anos de existência, ressaltando que dará continuidade aos diversos programas existentes, além de trazer novas ações que certamente darão frutos positivos em prol de nossa comunidade.
Nunca é demais lembrar que através da Promoção Pelayo Magraner, o Rotary em Aparecida realiza anualmente a Campanha de Acuidade visual que atende TODAS as crianças matriculadas na 1ª série de TODAS as escolas de Aparecida, além de possuir a disposição de TODA população um banco de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas e camas hospitalares que podem ser emprestados em caso de necessidade, diretamente na sede do clube.
Para este ano, o Rotary planeja novas ações em Aparecida, que serão noticiadas oportunamente através da imprensa.
Detalhe da Mesa Diretora.
Da esquerda para a direita - Marco Dias,
Rodrigo Lourenço, Janaína Amaral, Rosemíria e Márcio Siqueira.
Presidente Marco Dias faz homenagem às caravanas presentes. Da esq p/ dir Fúlvio- V. Redonda, Neusa-Casa Amizade-Guaratinguetá, Marco Dias - Aparecida e Humberto Nogueira - Potim
Embaixador Jorge Geraldo Kadri e Rodrigo Lourenço.
transmissão do cargo de presidente do clube. Rodrigo Lourenço e Marco Dias.
Questão que envolve o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá. Combate a incêndios nas matas e a criação da Região Metropolitana foram alguns dos assuntos debatidos pelos prefeitos que compõem o Codivap
O Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap) realizou mais uma reunião nesta quinta-feira, 30, na cidade de Aparecida do Norte.
Cerca de quinze prefeituras estiveram representadas na reunião, que tratou de assuntos diversos, como a questão que envolve o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guará, Ernani José da Silva, explanou sobre as dificuldades encontradas pelo hospital no atendimento de oncologia, assunto que foi debatido entre os presentes, que foram unânimes em ressaltar a importância do hospital para a região. “Sabemos da importância do Hospital Frei Galvão e da atuação da Frente Parlamentar, que tem sido essencial no sentido de lutar por melhorias”, disse o presidente do Codivap e prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
O deputado estadual Padre Afonso Lobato, presente à reunião, reiterou que o hospital é um excelente instrumento para atender o Vale e que pode chegar a ser, inclusive, um hospital regional. “Precisamos agora da ajuda do Codivap para atuar junto ao governador Geraldo Alckmin na busca de uma solução”, disse o deputado.
Região Metropolitana
Humberto Carlos Parro
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o coordenador de articulação com os municípios, Humberto Carlos Parro, falou aos prefeitos sobre a possível criação da Região Metropolitana (RM). Assunto abordado por diversas vezes em reuniões anteriores, a criação da RM voltou a ser discutida pelos prefeitos do Codivap, que ainda pedem mais debates e aprofundamento do tema. “A prioridade da transformação em Região Metropolitana é o fortalecimento regional. Mas temos que levantar as especificidades de cada cidade, os problemas em comum e a partir daí decidir se o mais propício é a criação da RM ou a transformação em aglomeração urbana ou microrregião. Porém, esta não é uma decisão técnica, por isso enfatizo a necessidade de haver reuniões específicas sobre o tema”, disse Parro.
O presidente do Codivap concordou com a necessidade de se realizar uma nova reunião. “Realizamos mais uma discussão preliminar sobre o tema e vamos marcar uma nova reunião. Porém, vários prefeitos estiveram ausentes, mas deveriam participar para acompanhar o desenvolvimento da questão”, disse Eduardo Cesar.
O deputado Padre Afonso Lobato lembrou que a criação da RM vem sendo discutida há muitos anos. “Este é um assunto que vem sendo debatido há 10 anos e agora estamos sentindo a necessidade de popularizar o tema, levando para a população com uma linguagem informal e de fácil entendimento. Se a gente não acreditar que este será um instrumento bom para o planejamento e organização regional, não haverá força política suficiente para implantá-lo”.
Combate a incêndios
Eduardo Stanelis de Aquino
O comandante do 4º Sub-Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanelis de Aquino falou a importância da aquisição dos equipamentos necessários para compor kits dos Corpos de Bombeiros para prevenção e combate a incêndios em coberturas vegetais em toda a região. “O Codivap tem feito um trabalho importante nesta área, tendo entregue ao Estado um pedido para a aquisição dos kits. Estamos preocupados com o meio ambiente e em reduzir o número de queimadas na região”, disse Stanelis.
A reunião do Codivap tratou ainda sobre os seguintes assuntos: a realização da Feira da Produção Associada ao Turismo do Vale do Paraíba; trabalhos do Codivap Turismo; iluminação pública, saneamento e dengue. O próximo encontro de prefeitos do Codivap deve acontecer no final de julho, em Canas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Outras imagens da reunião
Pref.de Aparecida Márcio Siqueira, pres- eleito. Câmara de Potim ver. Orlando Andrini e pref. de Ubatuba Eduardo César