Por Letícia Souto
O Diretor técnico de saúde da Sucen Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Daltin P. Fonseca Junior, abordou o tema sobre a situação epidêmica da dengue e seu vetor no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Alertando aos presentes as condições preocupantes que tem acontecido na região, sendo a 2ª com maior número de casos comprovados de dengue no estado. Afirmando que entre os 39 municípios que formam o Vale do Paraíba, 21 deles estão infectados e já tiveram casos da doença em 2011. Destacou também a importância da conscientização e apoio das prefeituras no combate e prevenção da proliferação dos mosquitos.
Outro tema abordado foi a Instalação da termoelétrica na cidade de Canas, por Olivier Marques, Vice Presidente da AES Brasil, que explanou sobre a nova indústria instalada na região, e os benefícios que ela trará para a cidade sede e toda a região com a geração de novos empregos, além dos benefícios para o estado, devido à produção de energia no país. Mostrando as qualidades que o Vale proporciona para as indústrias, devido as riquezas naturais encontradas. O empresário esclareceu ainda algumas dúvidas dos prefeitos com relação a possíveis problemas ambientais causados pela nova indústria, afirmando que não haverá qualquer dano à natureza e a população.
Outro tema discutido foi a Regionalização do Vale do Paraíba, representando o Secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano o assessor Luís Carvalho expressou o apoio total do Secretário ao projeto, e afirmou que o Secretário virá a uma reunião para discutir todos os pontos ligados ao projeto, expuseram também os deputados federais Salvador Zimbaldi e Junji Abe seu apoio para a implantação do projeto na região.
A próxima reunião do CODIVAP já está confirmada e será no dia 26 de agosto na cidade de Ubatuba.