Cidades do Cone Leste Paulista planejam ações para possibilitar a integração entre os Circuitos Turísticos da região
Para o atual presidente do Codivap (Consórcio Integrado de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) e prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, o Codivap Turismo é muito bem vindo, e chega em momento propício. “A região também se prepara para a Copa de 2014, e a indústria do turismo regional precisa estar qualificada para este grande momento”, explica Eduardo Cesar.
Integração regional
O Plano Nacional de Turismo, lançado em 2003, trouxe à cena o programa de regionalização do turismo nacional, denominado “Roteiros do Brasil”. Desde a realização do primeiro Salão de Turismo, em 2006, a região formatou e apresentou ao mercado seus primeiros Circuitos, o do Litoral Norte e o da Serra da Mantiqueira. Atualmente são 34 regiões turísticas no Estado, com seus respectivos Circuitos. No Cone Leste Paulista há outros importantes roteiros, como o Religioso, o do Vale Histórico, o de Cultura Caipira e o Tecnológico, entre outros. São contabilizados 35 milhões de turistas transitando anualmente pela região, com destaque para a cidade de Aparecida (10 milhões), Litoral Norte (6 milhões) e a Serra (2 milhões).
De acordo com o vice-presidente do Codivap Turismo, Luiz Felipe Azevedo, “a sazonalidade turística é um desafio a ser vencido e a integração regional de Circuitos, assim como a criação do Calendário Regional Integrado de Eventos será a principal missão do Codivap Turismo”.
Regionalização estadual
O Governo do Estado de São Paulo não possui uma Secretaria de Turismo, apenas uma coordenadoria subordinada à Secretaria de Esportes e Lazer. Mas mesmo assim, os trabalhos de integração regional são destaque, com ênfase para o programa estadual de regionalização, calcado no programa federal “Roteiros do Brasil”.
Com a experiência de várias ações voltadas para a integração regional e tendo participado da fundação de diversas frentes de trabalho com este objetivo, Luiz Felipe Azevedo, enxerga com bons olhos mais uma iniciativa em prol do fomento turístico da região. “Iniciamos a nossa luta em prol da Regionalização em 2005, tendo como base as determinações do Plano Nacional. Agora temos mais uma oportunidade de crescimento, pois o Estado deseja retomar os Conselhos (municipais e regionais), com vistas a fortalecer o Conselho Estadual e a Regionalização dentro do Estado. O Codivap Turismo terá muito trabalho pela frente, como por exemplo, atuar na concretização dos objetivos determinados pelo Estado e pelo Governo Federal, pois queremos mostrar a força do turismo em nossa região. O lançamento do Calendário Integrado será outra ferramenta de grande valia para o nosso desenvolvimento e para a divulgação de nossas riquezas turísticas e culturais”, avalia Azevedo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)