A Secretária de Estado de Energia e Saneamento, Dilma Pena, assim como estava programado, visitou Aparecida na manhã do dia 27/10. Ao chegar à Aparecida foi recepcionada pelo Prefeito Antônio Márcio de Siqueira e realizou visita de cortesia ao novo Cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno Cardeal Assís.
Em seguida no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, concedeu entrevista à Imprensa.
A Secretária falou da grande complexidade dos Estudos que nortearam o Projeto do Tratamento de Esgotos de Aparecida, levando-se em conta o melhor tratamento e o menor custo da obra. Destacou o grande trabalho em parceria com o DAEE- Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado e da SABESP, na elaboração final do Projeto da ETE de Aparecida.
Segundo a Secretária, Dilma Pena, até 2.015, toda bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul- tanto o rio, como seus afluentes- estarão com as águas livres de esgotos. Salientou a titular estadual de Energia e Saneamento que os investimentos em Saneamento são constantes.
A Concorrência Pública para a obra da Estação de Tratamento de Esgotos já foi publicada, correndo assim o prazo para, ao final, a apresentação de propostas pelas firmas interessadas. A adjudicação final-escolha e assinatura de contrato com a firma vencedora- deve demandar uns três meses e a obra propriamente dita, deverá estar concluída em um ano e meia a dois anos, finalizou Dilma Pena.