sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Limpeza das margens do Paraíba será executada

Conselho Municipal  de Desenvolvimento Ambiental busca apoio para agilidade de soluções do rio Paraíba (Reinaldo Cabral)
Depois de seguidas reuniões, seminários e outras ações a favor de soluções dos problemas relacionados à questão do meio ambiente, em especial o desassoreamento do rio Paraíba, que   em breve receberá  serviços de limpeza de suas  margens, por meio,    de equipamento especializado. Notícia que fez o presidente do Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Aparecida), Paulo Camargo, na manhã de 29/10, reunir autoridades do município, entre eles, o prefeito de Aparecida, Márcio Siqueira, técnicos  do DAEE,   e a eclesiástica, Dom Raymundo e Padre Rodolfo Croonn,  para a apresentação das ações e fortalecer politicamente para agilidade das execuções dos serviços. 
Após o encontro ocorreu uma visita em vários pontos do rio Paraíba, em Aparecida. Convidados pelo Codema participaram do reconhecimento da área  o geólogo, do DAEE e coordenador do Comitê de bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Adilson de Paula Andrade, e o engenheiro Nazareno Mostarda Neto (DAEE), puderam constatar  diversas situações que segundo Paulo Camargo, presidente do Codema, é um agravante. "Um verdadeiro desrespeito com o meio  ambiente o que vemos aqui são sofás,  entulhos, resíduo químico, sobras de tintas, e tantas outras “tranqueiras”  que são jogados as margens do rio, e com as chuvas serão conduzidos ao rio”, contou.
 Paulo disse que cobrará das autoridades municipais solução desses  problemas.   Sobre o organograma das execuções dos serviços ele ressalta. “.A nossa sugestão, respeitando as dos técnicos desejamos que  seja realizado em primeiro lugar, os pontos e margens onde são despejados os esgotos, pois onde está em maior número as Macrófitas (vegetação aquática).  Os recursos financeiros para os serviços serão  os obtidos, através de Convênio com o DAEE - Taubaté e Prefeitura Municipal.  A previsão de custo será calculado após a visita Técnica do Engenheiro do DAEE responsável,  e devera atender desde o final da Rua Oscarlino Marcondes (Ponte Alta), até o escoamento principal do antigo parque temático, em sua primeira fase.  Os trabalhos de Recuperação total do Rio Paraíba do Sul, depende de Vontade Política dos governos Federal e Estadual que já está estudando o Projeto a um custo de R$ 1.500.000.000,00. Já o Projeto de Monitoramento da Calha do Paraíba está previsto para começar ainda este ano, com a implantação da Sala de Situação em Taubaté, na Sede do DAEE” Finalizou.
Outras importantes obras  na área do meio ambiente, a qual se encontra em fase de licitação e deverá beneficiar  a cidade de Aparecida, com  previsão de início para os primeiros meses de 2011 e não deve ultrapassar dois anos para o término,  é a nova rede coletora de esgoto e a estação de tratamento, a qual devera tratar 100% dos esgotos da cidade, bem como o esgoto do Santuário Nacional de Aparecida. Recentemente foi divulgada pela CODEMA “a CARTA DE APARECIDA”, também resultado  e conclusão de seminários, a qual a pontas medidas a serem tomadas em vários setores, incluindo até monitoramento e  o controle de vazão das comportas das represas da região.
 O fato é que vários fatores combinaram, tanto quando de imprevistos, bem como a urbanização acelerada e não planejada , falta de ação e para alguns a não retirada de areia por mineradoras, atualmente proibido o fato é que o   problema de assoreamento do rio  vem se arrastando  por longa dada,  e agora dá sinais para ações que serão minimizados os problemas, se caso as enchentes não forem tão devastadora como a  mais recente  no início deste ano, a qual deixou  centenas de casas de alguns bairros de Aparecida por mais de 40 dias  alagadas pelas águas do rio da milagreira Padroeira do Brasil.



Arte em muros na entrada de Aparecida.

A Academia Happy Day de Aparecida, com a consciência do melhor paisagismo em muros do seu prédio, convidou artistas da região para criarem...

Lançamento do Livro "Pelos Caminhos da Estrada Real"